Principais artistas

   Marcel Duchamp : Artista nascido na França em Blainville,  28 de julho de 1887, e faleceu dia 2 de outubro de 1968 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

            Duchamp foi o artista mais influente do século 20. Aos 14 anos pintava obras com traços impressionistas, por exemplo, a tela Église à Blainville, em 1902. Aos 16, ele foi morar com seus irmãos Jacques Villon (Gastón Duchamp) e o escultor Raymond Duchamp-Villon em Paris, e frequentou a Academia Julian para estudar artes. A partir de 1911 suas obras começaram a  ter influências do cubismo onde cria a obra Sonata. Já em 1913, Duchamp criou o seu primeiro Ready-made chamado Roda de Bicicleta, cujo objetivo era provocar as pessoas fazendo-as pensarem sobre os objetos utilizados na obra fora do seu contexto comum. Apesar de Roda de Bicicleta ter sido seu primeiro ready-made, sua principal obra foi a Fonte, criada em 1917, onde ele utilizou um urinol de porcelana que foi assinado com o pseudônimo de R. Mutt que causou um grande escândalo quando apresentado ao público numa exposição de arte consagrada. E por fim, em 1916 surgiu o Dadaísmo, grupo no qual começou a fazer parte junto com outros artistas em Nova Iorque.

 

 Francis Picabia :  Pintor francês, nasceu em 1879 em Paris e faleceu em 1953, também em Paris. Formou-se na Escola de Belas Artes, tornando-se um pintor amador, ou seja, pintava somente pelo amor que tinha à arte, e tinha como segunda paixão os automóveis desportivos. Em 1915 começou a compor seus primeiros quadros simbólicos de máquinas, e dedicou, no mesmo ano, um deles para Paul Haviland, poeta no qual deu um conceito teórico por trás das obras.

            Suas primeiras obras foram inspiradas no pintor Alfred Sisley que era impressionista. Pintava paisagens vistas em vielas, becos, casas de lavagens, rios, etc. Porém, algumas pessoas começaram a falar que Francis estava imitando Sisley, devido as telas serem parecidas, e isso o levou a abandonar o Impressionismo e dedicar-se às composições cubistas.

            Viajou pelo mundo durante a I Guerra Mundial e foi em Barcelona que publicou a primeira edição da revista 391. De 1917 até 1924, Francis escreveu 19 edições que foram essenciais para o desenvolvimento do Dadaísmo em Paris, e em 1919 regressou à França, onde produziu suas obras dadaístas mais importantes. Tais obras deram origem a escândalos com seus panfletos literários e seus desenhos chocantes. Uma de suas obras mais importantes foi “Parada do Amor”, no qual ele usa a imagem de uma máquina fazendo alusão a um comentário irônico, e representa também, um símbolo do papel dos sexos na sociedade industrial moderna.

 

 Man Ray : Nasceu em 1890 na Filadélfia e faleceu em 1976, em Paris. Seu nome verdadeiro era Emmanuel Rudnizky e com 24 anos assumiu o pseudônimo. Estudou arquitetura, engenharia, artes plásticas e fotografia. Em 1915 se tornou amigo de Duchamp (sua principal inspiração), em Nova Iorque, onde fundaram o grupo Dadá Nova-iorquino. Em 1916 abandonou a tradicional arte através da pintura e descobriu uma técnica criativa a qual possibilitava obter uma expressão mais anônima que se denominou aerografia. Tal técnica consistia na utilização de tinta por pulverização e aplicação de stencil (técnica usada para fazer um desenho ou ilustração que pode representar letra, número, uma forma ou imagem qualquer) que não deixava traço de pincel individual ou gestual sobre a superfície do quadro.

                Ray tentava representar em suas obras sonhos e fantasias, mas poderia ao invés disso, representar pesadelos e imagens pesadas devido ao mundo à recém ter saído de uma guerra. Antes de fotografar ele estudava editoriais de moda, pois ela era livre de conceitos pré-estabelecidos. 

 

 Max ErnstNasceu em 1891, em Brühl, e faleceu em 1976, em Paris. Começou a faculdade de filosofia, porém abandonou-a para dedicar-se à pintura, a qual aprendeu copiando quadros de Van Gogh. Participou da I Guerra Mundial e por isso, acabou se identificando com as questões artísticas e sociais da vanguarda dadaísta, o que fez com que criasse, em 1919, um movimento Dadá internacional cujo nome foi “Conspiração Dada da Renância”.

            Após a Primeira Guerra em 1922, Max foi para Paris e acabou se tornando um dos instituidores do surrealismo. Em 1925 desenvolveu uma técnica: usa-se uma folha de papel em cima de uma madeira e é raspada com grafite, dando ao resultado qualidades figurativas, e também, abstratas. Alguns anos depois começa a esculpir improvisando técnicas e considera tais obras híbridos entre esculturas e pinturas.

 

 Raoul HausmannNasceu em 1886 em Viena e mudou-se com a sua família para Berlim. Morreu em 1971 em Limoges, França. Conheceu a pintura através de seu pai ajudando-o a pintar os murais para o Hamburg City Hall. Inicialmente começou com o Expressionismo e o Futurismo e acabou sendo influenciado pelos artistas que estavam expondo na galeria Der Sturm, o que o levou a escrever para a revista com mesmo nome seus ensaios satíricos e teóricos.

            Hausmann foi fotógrafo e conheceu a fotomontagem por acaso, quando viu na vitrine de uma loja, fotografias com rosto de pessoas substituídos por outros. Tal técnica era característica do Dada de Berlim que tinha origem cubista, porém, suas fotomontagens eram diferentes porque além de usar imagens misturava textos impressos. Foi então que em meados de 1920 ele decidiu abandonar a pintura para se dedicar exclusivamente à fotomontagem.